Thread: Mutara
View Single Post
Old 11-10-2008, 21:53   #10
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Bom, o clube Belga passou a cobrar exames de DNA das ninhadas para que elas recebam o registro, o material deverá ser coletado de um filhote de cada ninhada, também somente passa a ser aceito na belgica cães que tenham o exame de DNA oficial, reconhecido pelo instituto ST Hubertus da FCI belga com o perfil "isag 2006".
Isso significa, se alguém daqui quiser enviar algum cão para a bélgica, o pedigree dele somente será oficializado caso ele tenha o exame de DNA da forma que eles querem.
Aparentemente a idéia é boa, mas ao meu ver é um tanto furada e além de não ser garantia de pureza para os animais, quem fizer mestiços ainda vai poder vender com pedigree afirmando que os cães passaram por exames de DNA, visto que é apenas necessário enviar material de um filhote e que os pais não precisam ter passado pelo exame antes.
Isso me lembra quando aqui no Brasil era necessário passar por uma avaliação de ninhada antes de fazer o pedigree da mesma, é bem conhecido o fato de vários "criadores" quais colocavam filhotes de outra ninhada junto com os da ninhada a ser avaliada quando a ninhada avaliada vinha de algum super-campeão, nessa época é conhecidas ninhadas onde "naceram" 10 beagles ou mais.
Eu já imagino uma ninhada de CLT puro com 2 ou 3 filhotinhos mestiços no meio, o dono dando o material de um dos filhotes puros para o exame de DNA e toda a ninhada (com os mestiços) recebendo pedigree.
Fora isso os Belgas ainda vão ter problemas na hora de encontrar padeadores ou fazer ninhadas com cães eslovakos ou tchecos para trazer sangue novo ao país, pois duvido muito que o povo do país de origem vá fazer os exames de DNA como eles querem.
Como disse a idéia é boa, mas tem que ser um pouco mais "incrementada" pra funcionar.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif

Last edited by Nebulosa; 11-10-2008 at 21:55.
Nebulosa jest offline   Reply With Quote