Go Back   Wolfdog.org forum > Portugues > Nutrição e saúde

Nutrição e saúde Informações sobre saúde, alimentação, vacinação...

Reply
 
Thread Tools Display Modes
Old 04-01-2010, 20:27   #1
TipTop
Junior Member
 
TipTop's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Estoril, Portugal
Posts: 37
Default Bebedouros p/ agua

Olá a todos!

Estou construindo um canil novo p/ minhas dogs e estou em dúvida q tipo de bebedor usar.
O bebedouro q tenho no canil atual não é nada pratico.
É feito em alvenaria ( cimento) tem uma torneira e fica no nivel do chão (mais ou menos um palmo acima do chão)
O problema é q moro em fazenda e vira e mexe tem sapos lá dentro.

Sapos costumam ser venenosos, fazem coco na agua e pior ainda: onde há sapos há cobras q vem atras deles p/ come-los...

Fora do canil tenho pela casa toda baldinhos de plastico com uma base de cimento q funcionam muito bem p/ o cão não vira-los e usa-los como brinquedo.

Mas minha dúvida é como construir um bebedouro limpo, saudavel e prático no novo canil.

Comprei um desses q vem com uma garrafa plastica pet acoplada ( parece uma versão gigante desses q se usa p/ roedores, hamsters, ferrets, coelhos ou pequenos animais).
Mas minha vet não gostou, disse q o cão não mata a sede adequadamente e ainda por cima engole ar ao beber. E tenho q dizer q concordo com ela...

Qdo morei na França trabalhei em um centro de treinamento p/ cavalos onde o bebedouro era uma conchinha q ficava permanentemente vazia.
P/ o cavalo beber ele tinha q pressionar o focinho contra a conchinha e assim acionava um botao q liberava a agua.
O cavalo q foi comigo daqui do Brasil nunca tinha tido contato com esse tipo de bebedouro. Em menos de um dia ele já tinha aprendido como fazer p/ ter agua limpa e fresca. Esse bebedouro não deixava a agua parada, não acumulava pó ou dejetos e ainda por cima não criava limo.
Nunca vi nada desse tipo aqui no Brasil.
Existe algo assim?
Funcionaria p/ cães?
Alguem teria o li nk do fabricante?
Ou alguma outra sugestão?
Fotos são bem vindas...

Obrigada a todos!
__________________

I choose my friends by the way they treat animals.
TipTop jest offline   Reply With Quote
Old 04-01-2010, 22:59   #2
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Passo por um problema semelhante aqui, porém o sapo tem nome, pêlos e espanta cobras, passarinhos e qualquer outro ser vivo caçavel que possa pensar em aparecer por aqui.
Pensei sériamente em passar um cano pela parede, colocar tipo uns pratinhos no que seria + - a altura do peito do cão e regular a saida de agua com uma bombinha, tipo aquelas de caixa d'gua que solta a agua conforme o nivel desce, devidamente escondida na parede e protegida, é claro...
A uns anos atrás vi uns bebedouros assim para vender, já vinham prontinhos era apenas instalar, quando decidi procurar por tal bebedouro não encontrei mais pra vender.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Old 05-01-2010, 04:26   #3
TipTop
Junior Member
 
TipTop's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Estoril, Portugal
Posts: 37
Default

Paula, esses bebedouros q vc viu por acaso não são aqueles de fibra de vidro feitos p/ cocheiras de cavalos?
Porq eu tenho desses aqui mas vira e mexe os cavalos mordem e quebram o bebedouro.
Isso qdo não chego demanhazinha e a baia está toda alagada e tenho q trocar toda a cama feita de serragem por outra novo.

Eu até pensei em usar esses bebedouros p/ os cães, mas se cavalos fazem isso imagine o estrago q um CLT não faria.

Se ficassem na area onde eles ficam soltos acho q não seria problema. Mas num canil, onde os cães raramente ficam, não estam acostumados a permanecer fechados, tenho certeza q o tédio ia dar ótimas ideias a eles sobre como dar um fim no bebedouro e ganhar uma piscina particular p/ dias de calor...
__________________

I choose my friends by the way they treat animals.
TipTop jest offline   Reply With Quote
Old 05-01-2010, 19:24   #4
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Pelo o que me lembro da propaganda pareciam ser de plastico mesmo, não levei fé também no material pensando no fato de rachar caso o cão batesse brincando ou, se fosse de plastico, ressecar com o tempo.
Não creio que fossem para cavalos pois seria muito pequeno para o focinho deles, devia ser para cães.

Pensei em fazer algo de concreto e metal mesmo ou concreto e plastico por dentro, de forma que o cão não tenha como chegar ao plastico facilmente, sem que eu não perceba, e o que controla a saida de agua bem escondido na parede, para que as pestinhas não descubram e fiquem brincando com a bomba.

Ainda assim fico imaginando meu pequeno sapo, futuramente grande, tentando mergulhar no bebedor ou se dependurando com as patas nele, então tenho de pensar bem em relação ao suporte.

Piscina com cascata é tudo de bom... pra eles

É minha impressão ou tem uma certa falta de idéias para bebedor no mercado pet? Aqui atualmente só acho aqueles que tu acopla na torneira e o cão bebe agua lambendo uma bolinha que tem na ponta.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Old 08-01-2010, 04:54   #5
TipTop
Junior Member
 
TipTop's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Estoril, Portugal
Posts: 37
Default

Essa semana fui visitar o canil onde ficam alojados os cães da Royal Canin.
Eles usam esses cães p/ fazerem testes de comparação entre a ração deles e outras rações premium.

Lá eles usam um bebedouro desses p/ cavalos, mas feito em ferro.
Os dados do bebedouro e contacto do fabricante:

Bebedouro Automatico Mod BV 077.
Suin industrial Agricola.
Site: www.suin.com.br
Tel: (47) 3145-1200

Veja q o bebedouro em questão é feito em ferro.
O do Royal Canin já apresenta sinais de ferrugem.
Existe no site o mesmo bebedouro feito em polietileno.

O ferro é mais resistente aos dentinhos dos nossos filhotes e até mesmo de alguns adultos com mentalidade de filhotes, mas tem o inconveniente de com o tempo enferrujar.

O de polietileno não enferruja, mas é mais 'delicado' e possivel de ser roído.
E agora?
Qual escolher???

Estava aqui pensando comigo, ainda bem q a Apoena não tem nenhuma remota relçaõ genética com esse sapo q vc tem ai em casa, né!
Ufa!!! Me sinto tão tranquila em saber disso, vou dormir até mais contente, rsssss
__________________

I choose my friends by the way they treat animals.
TipTop jest offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT +2. The time now is 18:46.


Powered by vBulletin® Version 3.8.1
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
(c) Wolfdog.org