View Single Post
Old 29-06-2006, 06:00   #19
Nebulosa
Moderator

Nebulosa's Avatar

Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa

Quote:
Originally Posted by Dharkwolf
Quote:
Originally Posted by nebulosa
Je pense qu'est trés inquietant la situation du CLT avec le sang, si vous voir TOUTS les chiens a plusieurs de fois le chien Rep Z P. Strae et autres chiens aussi, si vous voir bien, vont voir qu n'existe pas un vrai outcrossing meintenant, seulement line-breeding un peu plus ouvert pour les dit out-crossing.
Ceci est tout simplement faux. D’abord j’ai jète un coup d’œil dans le pedigree des mes chiennes jusqu'à la F1 – pas de signe de Rep Z P Strae. Et elles viennent toutes les deux des lignées indépendantes.

La situation du CLT avec le sang n’est pas si inquiétante que ça – il y a cinq lignées d’origine, mais il y a aussi une population assez grande – certainement plus de 5000 individus. Avec ces caractéristiques les lignées devraient être stables et la race stable (en général on considère qu’on arrive à un état dangereux en dessous de 1000 animaux et critique (outcross requis pour la survie de la race) en dessous de 200 animaux)

Mais – et il y a un grand mais – cela est vrai seulement si les gens font de l’élevage en tenant compte du futur de la race.

C’est à dire –

D’abord toujours vérifier le coefficient de Wright, il faut impérativement qu’il ne soit pas trop élevé pour chaque ancêtre – le coefficient total (ou la somme des coefficients) n’est pas vraiment relevante – mais le chiffre pou chaque ancêtre oui. (les critères d’acceptabilité varient selon le nombre de générations en arrière qu’on va). C’est á cause de ceci qu’il est impératif de faire des croisements entre chiens de pedigree connu.

Puis – il faut éviter de refaire le même croisement (même male, même femelle). Ce n’est jamais une bonne idée, car cela réduit très significativement le nombre des options pour les éleveurs des futures générations. Bien sur il peut avoir des situations exceptionnelles (par exemple une première portée avec seulement deux ou trois chiots, etc) mais a moins d’être pleinement justifiée c’est en général un signe de mauvaises pratiques d’élevage.

Le dernier problème á éviter – c’est l’utilisation excessive d’un male reproducteur.

Donc il n’est pas nécessaire de trop s’inquiéter – la race est stable pourvue qu’on respecte des consignes élémentaires.

Demain j’explique comment ils ont choisi les BA pour les premiers croisements avec les loups (Mirka a gentiment trouve ces infos la) et je donne mon avis sur l’idée de créer des nouvelles lignées a partir du loup.

Bonsoir a tous,

J.
Salut
Bien, le debat a entrez dans un français trop dificile pour moi l'ecrit, pour lu est sans problemes, Dharkwolf tu compreendez portuguese, pour te respondu j'ai d'ecrit en portuguese, si non est impossible, a touts mes excuses

pour qui veut essaye de lu : http://babelfish.altavista.com/tr

Bom, andei olhando o pedigree da Cira agora, vejo que realmente ela é um cão bem aberto em termos de sangue, é realmente próxima de um F1, o Kazan, cujo aparece 2 vezes bem proximo ( 4 gerações 2X por parte de pai), então só a nivel de curiosidade andei contando quantas vezes o Rep z PS aparecia em seu pedigree vendo em 8 gerações, a essa hora contei 9, posso ter pulado um ou contado um a mais, não que isso seja algo decisivo, apenas a nível de curiosidade.

O clt tem 5 linhas de sangue diferentes, a FCI não pede 8 linhas de sangue diferente a toa, com 8 linhas de sangue uma raça realmente consegue durar por uma "eternidade" sem problemas bastando não cair na moda e não aparecerem criadores que nada sabem sobre a raça, só criam pelas aparências.
Para uma raça com 5 linhas de sangue, somente nas mãos de criadores responsáveis ela vai se manter por muito tempo sem problemas, e depois de algum tempo vai precisar de uma nova linha de sangue para refrescar o sangue já existente e evitar maiores problemas.
Agora colocaremos nossos pés na realidade da raça, o clc é uma raça relativamente nova para ter esse número de cães e criadores, mas até aí tudo bem, podemos levar isso pelo lado utópico, que sejam todos bons cães que podem ser utilizados para a continuação da raça, agora voltando para a realidade isso infelizmente não acontece, o que se tem por aí são cães fora dos padrões, sem temperamento, sem seleção, inbreedings, na italia já se tem casos de demodex, displasia é um caso a parte pode-se ver que vários cães da raça tem ( nada desesperador para nós ( principalmente porque não são os donos dos cães que tem a displasia )).
Se quantidade fosse qualidade Passo del lupo seria um dos melhores criadores da raça, o American Pit bull Terrier e o Poodle seriam as raças que estariam em melhor cituação no mundo, estou contigo que temos vários cães, mas e estes, são realmente bons para a raça, estão próximos ao padrão e saudáveis? Realmente, não, se tivesse tudo tão bom jamais eles teriam alterado/acrescentado o padrão, afinal, não seria necessário.
As pessoas costumam olhar o pedigree em 4 ou 5 gerações, tenho muita experiência na seleção de cães, selecionar as melhores cruzas etc e tal, não faz muito tempo um criador estava reclamando que mesmo fazendo um outcrossing ele teve problemas, então pedi para ver o pedigree dos cães, tirei uma cópia e fui pesquisar na internet o parentesco passei 1 semana pesquisando para chegar na décima geração, a surpresa foi que todos os parentes da décima geração por parte do macho e por parte da fêmea eram iguais! pode-se dizer que a cruza que ele estava fazendo se eqüivalia a fechar em irmãos inteiros, alí estava a resposta dele do motivo pelo qual a cadela paria natimortos e animais com defeitos pavorosos que não duravam mais de 3 dias, olhando o pedigree até a 5 geração parecia realmente que eram tudo cães diferentes, realmente ele teve muito azar, acho que isso não acontece de novo tão cedo pois é muito raro, mas isso vale para qualquer raça, muitos criadores dão uma olhada no pedigree até a 3 geração e quando tem 3 gerações sem parentesco ( no nome somente) já dizem ser um outcrossing, não sei se tu consegues entender a que ponto quero chegar.

A raça estaria perfeitamente bem se 90% dos criadores se preocupassem com ela, mas isso não está acontecendo!

Ao contrário, acredito que muitos criadores apenas conheceram assim como vê a raça somente por ela vir de um hibrido e ter uma certa % matemática de lobo, para ter seu "lobo de estimação" em locais onde os hibridos são proibidos, já vi esta história com os Husky's, tiro essa conclusão realmente lendo várias conversas aqui mesmo, nos foruns, tanto ingles quanto italiano, alemão e francês ( ainda não sei checo, polones, russo e lituano, mas to quase lá ) , a história está lentamente se repetindo com o clc.
É bem interessante, que muitos criadores nem sequer sociabilizam seus cães e filhotes, a desculpa é sempre a mesma, falta de tempo, se não tem tempo para sociabilizar os cães, então pra que criar uma raça que precisa e muito de sociabilização?!

só uns pontinhos interessantes:

-Cutt tem um P14 na bonitação, no entando mais de 120 filhos

-Miky ( filho de cutt inclusive) recebeu um P1 ( ok) e está indo pelo mesmo caminho do pai

- L'Ange Gardien d Fajus, para o melhor da raça ainda está fazendo um line breeding ( por pouco não é um "in") de Cutt, assim como outros canis já fizeram.

( esses fatos são apenas relacionados a um só cão, o cutt)

Agora que tu disse que nem todos os cães tem várias vezes os sangue de Rep z P Strae, continuo não acreditando nisso, e gostaria, se for possível que tu colocasse aqui em torno de 3 cães que tem no máximo o Rep aparecendo 3 vezes em seu pedigree em 8 gerações e que estejam ainda vivos podendo reproduzir ( menos de 10 anos).

Tenho mais coisa ainda que gostaria de colocar aqui, mas a essa hora fica difícil.

Espero que tu tenha compreendido o meu ponto de vista, a minha preocupação, mesmo qu enão tenha exposto ela tão diretamente quanto desejava.

Paula
Nebulosa jest offline   Reply With Quote