View Single Post
Old 17-12-2009, 18:55   #3
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Eu ja fico imaginando quantos anuncios de jornal vamos encontrar com verdadeiros pastor-lata sendo anunciados como filhotes do legitimo Pastor da Mantiqueira

Pelo o que deu pra ver em alguns videos no Youtube sobre a raça, não me admira se estiver acontecendo dos proprios pressupostos criadores da raça estarem confundindo vira-latas com o Pastor da Mantiqueira, porém, também deu pra ver alguns cães bem padronizados, o que não é algo tão comum numa raça que está recem começando.

Se não me engano, para conseguir o reconhecimento da CBKC, tem que ter "tantas" linhas de sangue base e o plantel tem que estar relativamente padronizado... isso o Pastor da Mantiqueira aparentemente tem bastantes chances de conseguir.
Porém, quando falamos do reconhecimento máximo, que é a FCI, me parece que o Pastor da Mantiqueira começou pecando em certo aspecto:
No site da raça não consta absolutamente NADA sobre doenças, sobre Displasia coxofemoral e Displasia de cotovelos, doenças que são hiper comum no Pastor Alemão, mais ainda nos ditos policiais, que deram origem a nova raça.

Tenho esperanças de que essa "despreocupação" seja momentanea, visto que aparentemente eles estão tentando fazer inicialmente um cadastro dos cães existentes, para começar então com a seleção propriamente dita.
Espero que eles não caiam no mesmo erro que várias raças brasileiras cairam, inclusive reconhecidas, com a falsificação de linhas de sangue base, fazendo Registro Inicial de cães com pedigree bem conhecido para conseguir as 8 linhas de sangues requeridas pela FCI para o reconhecimento.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif
Nebulosa jest offline   Reply With Quote