Go Back   Wolfdog.org forum > Portugues > Nutrição e saúde

Nutrição e saúde Informações sobre saúde, alimentação, vacinação...

Reply
 
Thread Tools Display Modes
Old 09-03-2008, 16:10   #1
Thaís
Junior Member
 
Thaís's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: São Paulo
Posts: 2
Send a message via MSN to Thaís
Default Alimentação natural x ração peletizada

Alguém já usou alimentação natural (BARF, ou outra modalidade) e pode dizer se existem vantagens em relação à ração peletizada, e quais são essas vantagens?
__________________
Thaís jest offline   Reply With Quote
Old 09-03-2008, 18:51   #2
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Vantagens e desvantagens.

A primeira desvantagem é o armazenamento da comida, além de necessitar de um amplo espaço no refrigerador e freezer, quando a dieta é feita abase de carne sempre acaba sujando um pouco o local.
Tudo tem que ser calculado, pois a carne deve ser retirada do freezer e armazenada no refrigerador ate mesmo para descongelar, então, é sempre necessário fazerum controle de estoque para retirar a carne do freezer antes que a carne do refrigerador acabe, no mais, isso da trabalho.
Os donos sempre acham que a quantidade ( que deve ser de 2 a 3% de peso do animal) é muito pouca, então é bem comum acabar dando mais comida do qu eo necessário e o cão acaba ganhando uns kilinhos, normalmente isso ocorre no primeiro mês, depois o dono se convence de que 2% do peso do cão em carne não é pouco, mas a quantia adequada.
Esses foram os problemas quais percebi quando fiz a dieta apenas usando carne, ossos, cartilagens e miudos, quando chegou o verão ficava realmente dificil de estocar, então passei a fazer um panelão de 'tudo' cozido, tornando o armazenamento mais fácil, mesmo que sejam perdidas vitaminas, o resultado é tão bom quanto, além de sermais fácil de armazenar e não correr um perigo tão eminente da comida estragar caso o freezer ou o refrigerador estrague.
Outra desvantagem é que tem que se preparar a comida, ou separa-la nas porções ou então, como no segundo caso que citei, cozinhar uma vez a cada 2 semanas para fazer o estoque.
Fora isso ainda o proprietário tem que ir atras da carne de cada dia e ter bom senso na variedade, o mondongo pode ser nojento e fedido pra nós, mas o cão tem uma visão completamente diferente das coisas.
Convém antes do proprietário entrar de cabeça na dieta natural, estudar um pouco sobre nutrição, para não correr o risco de errar.

O que se gasta para fazer a alimentação natural é exatamente a mesma coisa que dar uma ração super-premum de alta qualidade, as bem conhecidas importadas ( não, não a Hills ).

As diferênças começam a aparecer 2 dias após a alimentação natural começar 100%, é notável a menor quantia de fezes, fora elas serem bem durinhas e sem cheiro, significanto que o cão tem melhor aproveitamento do que come.
Em 1 semana começa a ser possível notar as diferenças nos dentes, para quem faz a dieta natural basicamente de carne crua, os dentes ficam brancos, o tártaro simplesmente desaparece assim como o mau hálito.
Em 1 mês é possivel notar que o cão simplesmente "desinchou", exatamente, ele desincha, quem fizer essa dieta vai notar isso de cara, a pelagem fica muito brilhosa e muito macia o cão começa a ganhar mais em musculatura e bem menos em gordura fora a hora da comida ser uma verdadeira festa.

Com minha beagle hiperproblemática notei mais diferenças ainda, além do que já citei problemas nas orelhas e pêlo (típicos de baixa imunidade, sendo que ela é imunodepressiva) simplesmente desapareceram.
O fato mais curioso vem com um segundo problema seríssimo que minha beagle tem, ela é cardiopata, com 4 anos tem coração de véia, já infartou 3 vezes, tem arritmia fora má formação, independente do quão especializada a ração era para cardíacos, ela continuava tendo crises de tosse a noite, na segunda noite após eu começar com a alimentação natural essas crises pararam, relacionei isso aos medicamentos, 2 meses sem crises de tosse eu resolvi dar ração pra ela uma vez, na mesma noite ela teve uma crise novamente, no outro dia já estava dando comida novamente pra ela, repeti este teste mais de 5 vezes e sempre foi a mesma coisa, bastava eu voltar para a ração que ela tinha os ataques de tosse, é um fato minimamente curioso qual eu realmente não esperava.

Atualmente, com exceção da Belinha ( minha Beagle) faço uma dieta hiper aberta para os meus cães, dou a ração devido a praticidade, mas minimamente 3 vezes por semana eles comem carne crua, fora isso ainda dou as vezes leite (qual pra eles não faz mau, mas não é aconselhado para cães que que tenham a famosa "alergia" a leite e que, devido ao leite tem diarréia), assim como ovo cru que eles adoram Já a Beagle vai continuar com a alimentação natural pro resto da vida.
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Old 17-02-2011, 20:27   #3
magaliduarte
Junior Member
 
magaliduarte's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Brasil
Posts: 1
Default !

Eu já usei ração natural da royal canin.... claro q faz uma sujeira do caramba, mas é mais nutritivo...

Last edited by Nebulosa; 20-02-2011 at 07:06. Reason: link com intuito de fazer propaganda
magaliduarte jest offline   Reply With Quote
Old 20-02-2011, 07:10   #4
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Já aviso de antemão que propaganda aqui não é bem vinda, links com esse intuito serão removidos assim como os tópicos apagados e marcados como Spam, se o aviso não for respeitado ocorrerá a expulsão do usuario.

Ração automaticamente não é natural e o dia que ração fizer uma sujeirada, perde a unica desculpa plausivel para a sua utilização, a praticidade.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT +2. The time now is 23:43.


Powered by vBulletin® Version 3.8.1
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
(c) Wolfdog.org